Centro Hospitalar de Leiria lança Prémio de Investigação

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) lançou o “Prémio de Investigação CHL – José Ribeiro Vieira”, que distingue trabalhos de investigação realizados naquela unidade de saúde, e visa estimular a atividade científica do CHL. O novo galardão é dirigido aos profissionais do CHL, autores de trabalhos publicados em revistas científicas com peer review e fator de impacto atribuído e publicamente conhecido, publicados no ano civil anterior ao que o prémio se refere.

Segundo explica João Morais, diretor de Serviço de Cardiologia e Coordenador do Centro de Investigação do CHL, «a criação do Prémio José Ribeiro Vieira insere-se num programa mais vasto que o Centro de Investigação do Centro Hospitalar de Leiria leva a cabo, e que visa estimular a participação dos profissionais, e em especial dos mais jovens, em projetos e iniciativas de investigação científica».

Alexandra Borges, vogal do Conselho de Administração do CHL, sublinha que este prémio «visa reconhecer e fomentar a participação dos profissionais do Centro Hospitalar de Leiria em projetos de investigação que se distingam pela excelência. Desta forma estamos a valorizar e a estimular o esforço desenvolvido, reconhecendo os investigadores que mais contribuem para promover a investigação científica e ao mesmo tempo, sensibilizar todos os profissionais para esta temática».

Sobre a escolha do nome de José Ribeiro Vieira para batizar o prémio de investigação, João Morais revela que, «sendo a primeira vez que o CHL cria um prémio com este objetivo, achamos que o mesmo deveria ser enriquecido atribuindo-lhe o nome de alguém que ao longo da sua vida se distinguiu nos caminhos da cultura e cujo nome está intimamente ligado à cidade e à região em que nos situamos».

José Ribeiro Vieira, falecido em 2012, foi administrador do grupo Movicortes e diretor do Jornal de Leiria. Foi vereador na Câmara Municipal de Leiria e esteve na fundação da Associação para o Desenvolvimento de Leiria (ADLEI).

O prémio tem o valor monetário de 1.000 euros, e pretende custear despesas de investigação e desse modo assegurar a continuidade dos projetos (como a participação num congresso, a aquisição bibliográfica, o pagamento de uma tradução, por exemplo). Os interessados deverão candidatar-se mediante as condições apresentadas em regulamento.

Para avaliar as candidaturas submetidas, este ano submetidas até 31 de maio, o CHL conta com um júri constituído por João Morais, Bilhota Xavier, diretor do Serviço de Pediatria e presidente da Comissão da Qualidade e Segurança do Doente, e Nuno Rama, assistente hospitalar de Cirurgia Geral do Serviço de Cirurgia Geral I. O júri avaliará as candidaturas através dos seguintes critérios: revista científica e fator de impacto, utilidade expectável dos resultados da investigação para o doente e para o CHL, a existência de colaborações com outras instituições nacionais ou internacionais, e a existência de colaborações com outros serviços do CHL.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.