Prémio Bial de Medicina Clínica entra na reta final de candidaturas

FOTO MYRIAMS-FOTOS/ PIXABAY

João Guilherme Oliveira

Entrou na reta final o prazo para a submissão de trabalhos à 22ª edição do Prémio Bial de Medicina Clínica. Os profissionais e investigadores da área da saúde têm até ao próximo dia 31 de agosto para apresentar candidaturas a um dos mais prestigiados galardões científicos nacionais, que este ano disponibiliza um montante global de 120 mil euros em distinções.

Promovida pela Fundação Bial, a iniciativa visa reconhecer e divulgar trabalhos intelectuais inéditos focados na prática médica e acompanhados por vertente de investigação clínica. O autor da investigação vencedora receberá um prémio de 100 mil euros, garantindo também a edição exclusiva da obra galardoada. O regulamento contempla ainda a atribuição de duas menções honrosas pelo júri, com o valor de 10 mil euros cada.

Quatro Décadas de Estímulo à Ciência Nacional

Com mais de 40 anos de percurso, o Prémio Bial de Medicina Clínica tem-se consolidado como um motor de valorização da ciência feita em Portugal. O presidente do júri desta edição, o médico reumatologista e professor catedrático Jaime Branco, reforça a importância deste momento e faz um apelo à participação ativa dos especialistas:

“A pouco mais de um mês do encerramento das candidaturas, este é o momento para desafiar a comunidade médica e científica a submeter trabalhos que reflitam a qualidade, a inovação e o impacto da investigação clínica que se faz em Portugal. O Prémio Bial de Medicina Clínica tem sido um espaço de reconhecimento dessa excelência e do contributo da investigação para a melhoria dos cuidados de saúde”.

O painel de avaliação presidido por Jaime Branco integra representantes de diversas instituições do ensino superior de medicina do país, como as universidades da Beira Interior, Lisboa, Porto (ICBAS e FMUP), Minho, NOVA de Lisboa, Algarve e Coimbra.

Para Luís Portela, presidente da Fundação Bial, o galardão mantém o foco em impulsionar descobertas com aplicação direta no quotidiano dos cuidados médicos:

“O Prémio Bial de Medicina Clínica continua a afirmar-se como um instrumento de valorização da investigação clínica e da produção científica com impacto real na prática médica. Com as candidaturas ainda a decorrer até 31 de agosto, queremos incentivar investigadores e clínicos a apresentarem os seus trabalhos e a integrarem a história de um prémio que tem distinguido alguns dos mais relevantes contributos para a medicina em Portugal”.

Um Histórico de Impacto na Saúde Pública

Desde a sua criação, a iniciativa já avaliou 720 obras candidatas, envolvendo um universo de 1853 investigadores e médicos. Ao longo de 21 edições passadas, 111 investigações de 316 autores foram distinguidas. Adicionalmente, a Fundação Bial já editou e distribuiu gratuitamente mais de 326 mil exemplares de 44 trabalhos premiados junto do ecossistema de saúde.

Criada em 1994 pela farmacêutica Bial em conjunto com o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), a Fundação Bial é uma instituição de utilidade pública sob o Alto Patrocínio do Presidente da República. Além do Prémio de Medicina Clínica, a instituição atribui o Bial Award in Biomedicine e o Prémio Maria de Sousa (em cooperação com a Ordem dos Médicos), promovendo também bolsas e programas de apoio à investigação neurofisiológica e mental.

Os interessados podem consultar o regulamento completo e submeter as respetivas candidaturas na página oficial da Fundação Bial até ao último dia de agosto.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.