Oncologista portuguesa vai liderar comunicação de iniciativa europeia de combate ao cancro

  • 14 outubro 2025, terça-feira
  • Gestão

DR

A oncologista portuguesa Ana Varges Gomes foi nomeada para liderar a comunicação do consórcio EUnetCCC, colaboração europeia lançada na área da saúde no âmbito do Plano Europeu de Luta contra o Cancro

A European Network of Comprehensive Cancer Centres (EUnetCCC) é um consórcio que integra o Plano Europeu de Luta contra o Cancro e conta com mais de 160 organizações parceiras de 31 países, com o objetivo comum de melhorar a prevenção, o diagnóstico precoce, o tratamento e a qualidade de vida de doentes oncológicos e sobreviventes.

Ana Varges Gomes, médica oncologista na Unidade Local de Saúde do Algarve (ULSA), foi nomeada Líder do Work Package 2 – Comunicação. Caberá à especialista coordenar a estratégia europeia de comunicação e disseminação, assegurando o envolvimento, a visibilidade e a partilha eficaz de resultados entre todos os países participantes.

A EUnetCCC, financiada em 112 milhões de euros, incluindo 90 milhões de euros cofinanciados pela União Europeia, será oficialmente apresentada no Parlamento Europeu, em Bruxelas, a 15 de outubro. A sua primeira Conferência Anual decorrerá em Paris, nos dias 6 e 7 de novembro, reunindo mais de 1.000 delegados de toda a Europa, onde será apresentado o primeiro White Paper do consórcio sobre governação, sustentabilidade e integração na União Europeia da Saúde.

Ana Varges Gomes é oncologista há mais de 15 anos, tendo desempenhado cargos de liderança em diversas organizações nacionais e internacionais ligadas ao cancro. Presidiu ao Conselho de Administração do CHUA e integrou vários comités europeus, incluindo a European Organisation for Research and Treatment of Cancer (EORTC) e a European Head and Neck Society (EHNS).

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.