Novo instituto de investigação em medicina molecular
- 05 dezembro 2024, quinta-feira
- Gestão

[LOUIS REED] / UNSPLASH
A Fundação GIMM- Gulbenkian Institute for Molecular Medicine- é a nova fundação da Gulbenkian. Resulta de um trabalho conjunto entre dois institutos - o Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) e o Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM).
Tendo como fundadores a Fundação Calouste Gulbenkian, Universidade de Lisboa, Faculdade de Medicina de Lisboa, Hospital Universitário de Santa Maria, Fundação “la Caixa” e Arica, representando a família Soares dos Santos, o GIMM é uma fundação que se dedica inteiramente à investigação científica e que explora as barreiras do conhecimento e o seu impacto na saúde.
Esta nova Fundação conta com o contributo de mais de 500 investigadores, que centram os seus saberes em questões fundamentais da biologia e da saúde humana, como: o desenvolvimento e envelhecimento; neurociências e comportamento; cancro, infeção e imunidade; biologia do desenvolvimento; interação entre organismos, biologia molecular e celular.
A premissa do GIMM assenta em 5 pilares fundamentais:
- Desafiar as fronteiras da ciência
- Criar soluções para melhorar a saúde
- Transformar as descobertas em inovação
- Educar e formar a nova geração de investigadores
- Partilhar o conhecimento com a sociedade
Maria Manuel Mota, presidente do Conselho de Administração da Fundação GIMM, afirma: “queremos não apenas criar mudanças significativas na saúde humana e do planeta, mas acima de tudo desafiar as fronteiras de aquilo que sabemos sobre a vida”.
Outros artigos que lhe podem interessar