Nomeados membros para o novo Conselho de Gestão da Direção Executiva do SNS
- 19 março 2025, quarta-feira
- Gestão

Foto: Google Maps
Foi publicada a Resolução do Conselho de Ministros n.º 45/2025, de 17 de março, que oficializa a nomeação dos membros do novo Conselho de Gestão da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS, I. P.), com um mandato de três anos.
A decisão surge como consequência da renúncia do anterior diretor executivo, em janeiro de 2025, e a dissolução do anterior conselho de gestão.
Os membros nomeados são:
Ana Margarida Ribeiro Correia de Oliveira
Ana Margarida Ribeiro Correia de Oliveira é médica especialista em Medicina Geral e Familiar desde 2017, pós-graduada em Governação e Políticas Públicas em Saúde. Possui vasta experiência na área da saúde, tendo ocupado cargos de liderança, como diretora clínica na Unidade Local de Saúde de Santo António e coordenadora da USF Cedofeita. Atualmente, é vice-presidente da Comissão de Planeamento de Emergência da Saúde e vogal do Conselho de Gestão da DE-SNS desde junho de 2024.
Ana João Vieira Rangel
Ana João Vieira Rangel é licenciada em Economia, com um Mestrado em Finanças Empresariais, além de formação em Controlo de Gestão e Alta Direção de Instituições de Saúde. Com uma vasta experiência em gestão e finanças, passou por diversas funções, incluindo CEO da Prosa - Produtos e Serviços Agrícolas e gestora de investimentos e portefólio. Desde 2024, ocupa o cargo de vogal do conselho de gestão da DE-SNS.
Fernando Miguel Pinto Oliveira Pereira
Fernando Miguel Pinto Oliveira Pereira tem uma vasta formação em Economia, com mestrado pela Universidade de Warwick, e especialização em Administração Hospitalar. Atualmente, é vogal executivo do conselho de administração da ULS de Braga, com o pelouro financeiro. Com uma longa carreira na gestão hospitalar, foi administrador em várias instituições, incluindo o Hospital de São João e o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro. Além disso, é docente convidado em várias universidades.
Francisco Lucas Maria de Matos
Francisco Lucas Maria de Matos é licenciado em Medicina e possui vasta experiência na área clínica, particularmente em Urgência Geral Polivalente e Cuidados Intensivos. Atua como diretor na ULS S. José e foi responsável clínico do Bloco Operatório Central do Hospital S. José/CHULC. Tem uma carreira de destaque no setor hospitalar e tem sido membro de vários grupos de trabalho e comissões em saúde, incluindo a Comissão Executiva para as Urgências Metropolitanas de Lisboa e Porto.
Hélder Teixeira de Sousa
Hélder Teixeira de Sousa é mestre em Gestão de Unidades de Saúde e especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, com formação em Gestão de Empresas e Alta Direção de Instituições de Saúde. Tem uma carreira sólida no setor da saúde, tendo ocupado cargos na Unidade Local de Saúde de Santo António e na Ordem dos Enfermeiros. Foi também vice-presidente do Conselho Jurisdicional da Ordem dos Enfermeiros e tem participado em várias comissões científicas e projetos de melhoria contínua na saúde.
A resolução estabelece que os novos membros terão a possibilidade de exercer atividade de docência em estabelecimentos de ensino superior público ou de interesse público. A remuneração dos designados será a definida pelo Decreto-Lei n.º 61/2022, referente ao estatuto remuneratório da Entidade Reguladora da Saúde.
Outros artigos que lhe podem interessar