Logística Hospitalar – Novos desafios em hospitais

A logística hospitalar é um tema que tem sido largamente debatido em meio hospitalar e é repetidamente apontado como a área onde ainda se pode conseguir a racionalização de custos nos hospitais. O que impede então que aconteça?

Neste artigo vamos abordar a perspetiva logística próximo da atividade de prestação de cuidados em ambiente hospitalar, em particular relativamente à utilização de artigos em Serviços Clínicos.

Neste sentido existe a clássica pergunta que qualquer modelo logístico hospitalar tenta dar resposta:

Quanto custa exatamente tratar um doente?

Importa salientar que não falamos de médias ou valores aproximados, falamos particularmente de cada doente e cada cêntimo.

Quando os hospitais forem capazes de responder a esta pergunta acerca de todos os doentes que tratam poderão dizer que estão muito próximo de uma operação logística controlada.

O problema

Não há praticamente nenhum hospital que consiga responder à pergunta anterior.

Embora a tecnologia exista, a sua aplicação em hospitais tem geralmente um tempo de adoção longo e normalmente distante das melhores práticas de logística de outros setores de atividade.

É frequente termos discussões com hospitais em que ainda debatemos a adoção da tecnologia de leitura de código de barras como método de otimização da cadeia logística, pelo que discussões acerca de tecnologias mais recentes soam a ficção científica e merecem a atenção típica da curiosidade profissional. (...)

Artigo completo na TecnoHospital nº96 nov/dez 2019

Gonçalo Mergulhão, diretor de vendas internacional da BIQ Health Solutions

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.