Ministério da Saúde anuncia linha de financiamento para requalificar serviços de urgência hospitalares

IMAGEM IZAFI/ PIXABAY
A Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, anunciou, na Guarda, a abertura, para breve, de uma linha de financiamento destinada à requalificação de serviços de urgência hospitalares que se encontram em situação mais fragilizada e carecem de intervenções estruturais
Durante uma visita à Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda, integrada na preparação do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para o período de inverno, a governante destacou que existem urgências no país “que têm que ser requalificadas”, apontando como exemplos a Guarda e Beja. A visita incluiu uma reunião com o conselho de administração e a inauguração do Departamento da Saúde da Mulher e da Criança.
De acordo com o portal do SNS, Ana Paula Martins sublinhou que as intervenções são essenciais “por uma questão de humanização” e para garantir circuitos adequados de triagem, encaminhamento e observação dos doentes, evitando a permanência prolongada em corredores, uma realidade que “se verifica há muitos anos”.
A ministra destacou também o impacto das obras na melhoria das condições de trabalho dos profissionais de saúde, permitindo prestar cuidados de forma mais eficiente e segura. Paralelamente à requalificação das infraestruturas, o Governo pretende reforçar o investimento em equipamentos, nomeadamente TAC, ecógrafos, ressonâncias magnéticas e equipamentos de imagiologia, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Segundo a governante, este investimento terá especial enfoque nas unidades do interior do país, que “foram ficando para trás em áreas cirúrgicas, de diagnóstico e imagem”, sendo agora prioritário recuperar atrasos acumulados.
A ministra destacou ainda a importância de reforçar a articulação com os cuidados de saúde primários, de forma a reduzir a afluência de casos menos urgentes às urgências hospitalares. Ana Paula Martins recordou que as ULS integram cuidados primários e que estes devem desempenhar um papel central na triagem e acompanhamento de doentes.
Outros artigos que lhe podem interessar