Hospital de Vila Franca de Xira reorganiza especialidades médicas
- 04 outubro 2021, segunda-feira
- Gestão

No Hospital de Vila Franca de Xira (HVFX), o internamento das especialidades de Cardiologia, Neurologia e Nefrologia passou a ocupar um espaço integrado no mesmo piso. São, no total, 23 camas, das quais dez são destinadas à Cardiologia, dez para Neurologia e três para Nefrologia.
Para o diretor do Serviço de Cardiologia do HVFX, Carlos Rabaçal, esta reorganização “é algo que faz todo o sentido”, uma vez que “operacionaliza de uma forma mais correta aquilo que são as sinergias que se podem criar entre as várias especialidades”.
Esta reorganização permite ainda uma maior proximidade entre a Cardiologia e a Neurologia, nomeadamente através da componente tecnológica, o que demonstra “um sinal claro de melhoria na oferta de serviços aos doentes”.
A reorganização do internamento das especialidades médicas confere, igualmente, a diferenciação das equipas de profissionais de saúde das diferentes categorias afetas a estes serviços.
O neurologista e coordenador da Unidade de AVC, Alexandre Silva, referiu outra mais-valia, que “é o aprofundar da diferenciação da equipa de enfermagem, que passa a estar mais focada em procedimentos diferenciados na prestação de cuidados aos doentes”.
De acordo com o responsável, a unidade fica com um estatuto diferenciado e autónomo na área da Neurologia, com particular enfoque nos doentes com AVC em fase aguda.
Adicionalmente, “aprofunda as suas ligações com especialidades afins em termos técnico-científicos, como é caso da Cardiologia, contribuindo para uma abordagem mais abrangente e integrada no amplo espectro da doença vascular”, afirmou.
O HVFX “serve uma população muito grande, temos muitos doentes com insuficiência renal, aguda e crónica, muitos doentes em diálise e isto é o começo de um serviço maior. Além do internamento, começámos a consulta externa em Nefrologia e, portanto, é um serviço que está em claro crescimento”, assegurou a diretora do Serviço de Nefrologia, Ana Azevedo.
Outros artigos que lhe podem interessar