Hospital São João integra projeto sobre diagnóstico de COVID-19

O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) vai ser a única instituição portuguesa a integrar o processo de “validação” do sistema de Inteligência Artificial europeu para um diagnóstico “mais fiável” de COVID-19, a partir de tomografias computadorizadas.

Segundo o CHUSJ, este projeto consiste na utilização de um sistema de Inteligência Artificial (AI) capaz de analisar rapidamente as tomografias computadorizadas (TAC) destes pacientes e verificar se existem sinais sugestivos de infeção por COVID-19, bem como fornecer informação prognóstica da evolução dos sintomas.

A TAC Torácica, “devido à sua maior sensibilidade, pode sugerir o diagnóstico e avaliar de modo mais fidedigno a extensão da doença. Permite deste modo uma melhor estratificação do risco dos pacientes e fornece informação imagiológica mais completa nos casos complexos dos doentes em estudo”, explicou o diretor do Serviço de Radiologia do CHUSJ, António Madureira.

Já está a ser instalado um servidor de IA naquela unidade, que foi desenvolvida a nível europeu, aprovado pelo British Standards Institute e que se encontra em fase de validação mundial em vários hospitais.

O sistema, que deve começar a funcionar no CHUSJ esta semana, vai permitir alertar os médicos para “determinados critérios” ou “pormenores das imagens”, permitindo “maior fiabilidade no diagnóstico” e prognóstico da infeção por novo coronavírus, mas a decisão final é sempre dos profissionais, alertou o diretor do serviço em declarações à LUSA, acrescentando ainda que possibilita uma intervenção mais precoce e efetiva.

“Não vamos alterar nada. Não vamos fazer mais TAC. Continuaremos a fazê-las apenas a doentes com indicação para tal”, observou António Madureira.

A Comissão Europeia (CE) suportará todos os custos pela prestação do serviço aos hospitais participantes durante cerca de 12 meses e, se este exercício for bem-sucedido, a CE considera oferecer suporte a muitos outros hospitais com a mesma solução ou soluções semelhantes por meio de futuros instrumentos de financiamento.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.