Fronteiras da neuroimagem

Imagem: kjpargeter_Freepik

Este artigo explora a fusão revolucionária entre radiómica e estimulação electromagnética, abre caminho para diagnósticos precisos e tratamentos personalizados em neurodegeneração e promete uma nova era na medicina personalizada através da optogenética e da inteligência artificial.

Fundamentos Físicos da Estimulação Electromagnética

A estimulação electromagnética (EE) no contexto neurológico baseia-se no princípio fundamental da electrodinâmica, onde campos eléctricos e magnéticos podem influenciar o tecido neural. Duas das técnicas mais proeminentes são a estimulação magnética transcraniana (TMS) e a estimulação transcraniana por corrente contínua (tDCS).

A TMS utiliza um solenóide para gerar um campo magnético pulsante que é colocado próximo ao couro cabeludo e induz correntes eléctricas no cérebro. Essas correntes podem depolarizar ou hiperpolarizar os neurónios. Dependendo da intensidade e direcção do campo, leva à activação ou à inibição de áreas cerebrais específicas.

A tDCS, por outro lado, aplica uma corrente eléctrica de baixa intensidade directamente no couro cabeludo através de eléctrodos. Esta corrente flui do eléctrodo anódico para o catódico e modifica o potencial de repouso dos neurónios na região alvo, o que pode facilitar ou inibir a actividade neuronal, dependendo da direcção da corrente. (...)

Por José Filipe Soares, MSc. Health Engineering and Technology – FEUCP, Lisboa; B.Sc Radiology – ESTES – IPC, Coimbra; Post-Processing of Advanced MIT – ESSCVP, Lisboa; Qualified Technician in Radiological Protection – APA, Lisboa; Pedagogical Training Health Technologies Internship Monitors – ESTeSL – IPL, Lisboa; PG Health Administration and Management (HAM) – ISLA, Santarém; Aplied Project Management – Nova SBE, Carcavelos Actualmente TSDT Radiologia na ULSO, EPE Caldas da Rainha, participou na elaboração de projectos tecnológicos para o serviço de Imagiologia. Colaborou na organização de congresso nacional e é autor de publicações na sua área. A sua contribuição estendesse à melhoria das condições de trabalho e reconhecimento dos direitos dos profissionais no serviço de Imagiologia. Marcou a sua carreira pela diversidade de competências e impacto nos campos empresariais, técnicos e da saúde.

Artigo completo na TecnoHospital nº123, mai/jun 2024, dedicada ao tema 'Imagiologia – Parte I'

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.