Escalar a telemedicina no contexto europeu

FOTO HILLSIDE7/ PIXABAY

“Telemedicine and the European Health Data Space: a new paradigm for healthcare in the EU” é um artigo publicado na revista Frontiers por especialistas da SPMS, que analisa o papel da telemedicina no contexto do novo regulamento do Espaço Europeu de Dados de Saúde (EEDS), bem como as implicações para a prestação de cuidados na União Europeia

Os autores reconhecem a persistência de desafios como incertezas legais, financeiras e técnicas, mas a integração do Espaço Europeu de Dados em Saúde, e o uso do Aminha saúde@EU (serviços de saúde eletrónicos transnacionais na EU), o acesso à saúde e resultados clínicos podem ser significativamente melhorados, já que a tomada de decisão tem o potencial de se tornar mais informada.

O artigo reúne casos reais de utilização de serviços, nomeadamente teleconsulta, telemonitorização e telerradiologia. Evidencia benefícios como o aumento do acesso a cuidados especializados, a continuidade assistencial e a melhoria de resultados clínicos para cidadãos em diferentes países.

Descreve-se a forma como a telemedicina “revolucionou” o acesso à saúde por facilitar a monitorização da doença, simplificar o acesso dos pacientes a ajuda médica especializada e melhorar os resultados terapêuticos. A possibilidade de conectar pacientes remotamente transformou a forma como os cuidados são prestados, especialmente em zonas rurais. A telemedicina transfronteiriça emerge como uma componente crucial desta evolução, permitindo aos doentes receber opiniões de especialistas sem constrangimentos geográficos e de recursos.

Liderado pela SPMS, através de especialistas do Núcleo de Saúde Digital Global e Relações Internacionais (NSDGRI), em articulação com a Unidade de Planeamento, Arquitetura, Conformidade e Engenharia (UPACE), o trabalho foi desenvolvido em colaboração com peritos internacionais de várias instituições europeias.

Conforme explicou a SPMS em comunicado, o artigo foi desenvolvido no âmbito da ação europeia Xt-EHR – Extended EHR@EU Data Space for Primary Use, que visa apoiar a implementação do regulamento do EEDS através do desenvolvimento de orientações, guias de implementação e especificações técnicas.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.