Eleita nova presidente do Grupo de Estudos de Doença Inflamatória Intestinal
- 11 julho 2024, quinta-feira
- Gestão

Fotografia: ULS de Braga
A diretora do Serviço de Gastrenterologista da Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga), Raquel Gonçalves, é a nova presidente do Grupo de Estudos de Doença Inflamatória Intestinal (GEDII), desde abril de 2024 e até 2027.
A eleição efetivou-se na recente assembleia geral do GEDII, à margem da Reunião Anual do grupo.
Raquel Gonçalves tem um currículo de mais de 25 anos de experiência em Gastrenterologia, desde os primeiros tempos do período do internato, quando a especialidade despontava em Portugal.
“É com enorme orgulho e um sentido de responsabilidade acrescido que aceito este desafio de liderar o GEDII. Chegar aqui hoje é o reflexo de muito trabalho e dedicação, mas muito gosto pessoal e institucional, no sentido em que também estou a representar o meu Serviço e o Hospital de Braga”, referiu Raquel Gonçalves, citada em comunicado enviado à redação.
O GEDII é reconhecido pela sua atividade científica vibrante, promoção do conhecimento e apoio à investigação. Sob a liderança de Raquel Gonçalves, a nova direção continuará a priorizar a excelência académica e clínica, assim como a promover a multidisciplinaridade e a implementação de critérios de qualidade nos centros de tratamento de Doença Inflamatória Intestinal (DII).
“Um dos objetivos será integrar efetivamente os utentes nas decisões e no acompanhamento das fases da doença, além de sensibilizar a comunidade e os decisores políticos para as questões relacionadas com a DII”, enalteceu a gastroenterologista da ULS de Braga.
Paralelamente à nomeação de Raquel Gonçalves, o médico gastrenterologista da ULS de Braga Bruno Arroja foi designado para as funções de tesoureiro do GEDII.
“A ULS de Braga, com um corpo clínico de sete médicos dedicados à Doença Inflamatória Intestinal, reitera o seu compromisso contínuo com a excelência no tratamento dos seus utentes”, lê-se no comunicado.
De acordo com a ULS de Braga, desde 2009 – ano em que Raquel Gonçalves assumiu a Direção do Serviço de Gastrenterologia – que tem sido implementado um esforço contínuo para melhorar os cuidados prestados aos utentes com esta patologia, bem como em todas as patologias de foro gastrenterológico, refletindo-se no sucesso e na evolução do serviço ao longo dos anos.
Outros artigos que lhe podem interessar