Cultura de segurança em cuidados primários vai ser avaliada

FOTO FERNANDOZHIMINAICELA/ PIXABAY
Profissionais das Unidades de Cuidados de Saúde Primários podem preencher, até 14 de maio, o Questionário de Avaliação da Cultura de Segurança do Doente nos Cuidados de Saúde Primários, desenvolvido pela Agency for Healthcare Research and Quality
O questionário é anónimo, tendo uma duração estimada de preenchimento de 15 minutos, e tem como objetivo identificar áreas de melhoria para a segurança do doente. Os profissionais terão, nas suas unidades, informação sobre como participar.
A iniciativa surge no âmbito do Plano Nacional para a Segurança dos Doentes 2021-2026, que tem como pilares a cultura de segurança, a liderança e governança, a comunicação, a prevenção e gestão de incidentes de segurança do doente e as práticas seguras em ambientes seguros. No âmbito da cultura de segurança, estabelece-se como meta para 2026 que 95 % de instituições prestadoras de cuidados de saúde tenham planos de formação anuais multiprofissionais na área da segurança do doente, e que 95 % das unidades prestadoras de cuidados de saúde tenham implementados questionários de Avaliação da Cultura de Segurança. Destaca-se também, no âmbito da prevenção e gestão, a meta de aumentar em 20 % a notificação de incidentes de segurança.
No que respeita às práticas seguras, em 2026 90 % das instituições de saúde devem ter estratégias definidas para a implementação de práticas seguras nas áreas de segurança cirúrgica, segurança no parto, quedas, úlceras por pressão, infeções associadas a cuidados de saúde, identificação inequívoca de doentes, e segurança da medicação.
Outros artigos que lhe podem interessar