Cuidados Paliativos: Oeste cria equipa comunitária
- 21 outubro 2025, terça-feira
- Gestão

FOTO MIGUEL AUSEJO/ UNSPLASH
A Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste criou uma Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos (ECSCP), integrada no seu Serviço Integrado de Cuidados Paliativos (SICP)
A nova equipa, cuja atividade se iniciou recentemente em Torres Vedras e Sobral de Monte Agraço, tem como missão prestar cuidados especializados a pessoas em situação de doença limitante de vida, avançada, progressiva ou terminal, em contexto comunitário e domiciliário. É uma equipa multidisciplinar, com formação diferenciada em Cuidados Paliativos, que atua segundo uma visão holística da pessoa. Assegura a avaliação contínua das necessidades, a elaboração do Plano Individual de Intervenção, bem como a capacitação dos familiares e cuidadores, garantido a continuidade e a adaptação ao longo do processo de cuidados e do luto.
A equipa presta ainda apoio e aconselhamento diferenciado em Cuidados Paliativos às equipas dos Cuidados de Saúde Primários e às Unidades da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, nomeadamente às Equipas de Cuidados Continuados Integrados (ECCI) que prestam cuidados domiciliários e promovem ações paliativas, bem como às equipas das Unidades de Internamento de Cuidados Continuados Integrados, onde são prestadas ações paliativas. O processo de consultoria visa reforçar a capacitação das equipas, promover a continuidade e a integração de cuidados.
Outros artigos que lhe podem interessar