Criado teste para identificar resposta imunológica de assintomáticos

Uma professora da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) desenvolveu um projeto que tem como objetivo, com recurso a um teste celular complementado com um serológico, identificar a capacidade de resposta imunológica de doentes assintomáticos, após recuperação pela infeção de COVID-19.

Em comunicado divulgado, a FFUP explicou que o projeto de investigação conjuga a deteção da resposta celular específica das células do sangue periférico, com a resposta serológica de anticorpos específicos contra as proteínas do vírus SARS-COV-2 na sua conformação nativa, o que não acontece nos kits sorológicos que existem atualmente no mercado.

“A grande inovação é a possibilidade de testar, com recurso a técnicas laboratoriais, a resposta celular à presença da proteína do vírus, através de estimulação de células de pacientes em contacto com o SARS-COV-2 e verificar a capacidade de resposta a nova infeção”, lê-se no comunicado.

De acordo com a professora da FFUP responsável pelo projeto, Anabela Cordeiro, o método conjuga a resposta das células com a resposta dos anticorpos.

“Nós queremos identificar o estado imunológico da pessoa que contactou com o vírus, ou seja, se a pessoa tem a capacidade de as suas células responderem ao novo contacto do vírus e produzir anticorpos contra o SARS-COV-2, e que tipos de anticorpos são esses. Se são polireativos sem especificidade contra o vírus, ou se são anticorpos que podem neutralizar o vírus”, esclareceu Anabela Cordeiro.

Os resultados da investigação serão “fundamentais” para determinar a possibilidade de utilização de marcadores celulares, em conjunto com os anticorpos produzidos por estes doentes assintomáticos, na avaliação do estado imunológico antes da vacinação e da capacidade destes anticorpos no tratamento de doentes infetados.

O projeto, financiado no âmbito da iniciativa da Fundação para a Ciência e Tecnologia RESEARCH 4 COVID-19, é desenvolvido em parceria com o Banco de Sangue do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia-Espinho, o Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra e o Instituto de Saúde Publica da Universidade do Porto.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.