CHVNGE cria equipa médica para rastreio epidemiológico
- 25 janeiro 2022, terça-feira
- Gestão

O Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNGE) criou, em parceria com a Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde Espinho/Gaia, a primeira equipa hospitalar de realização de inquéritos epidemiológicos de covid-19.
Esta equipa, constituída por 34 médicos internos em regime de voluntariado, é dedicada ao rastreio epidemiológico de covid-19, trabalhando em conjunto com a Unidade de Saúde Pública e sob a supervisão do médico especialista em Saúde Pública e assessor do conselho de administração do CHVNGE Firmino Machado.
A colaboração entre o CHVNGE e a Unidade de Saúde Pública teve início a 17 de janeiro, permanecendo em atividade até ao final da primeira semana de fevereiro, todos os dias úteis, entre as 8h30 e as 19h30. Neste período é expectável a realização de cerca de cinco mil inquéritos.
Esta colaboração tem como objetivos “garantir a definição do isolamento profilático do caso confirmado covid-19, identificar os contactos de alto e baixo risco do caso covid-19, emitir testes de deteção de covid-19 e declarações de isolamento profilático, esclarecer dúvidas dos utentes e o apoio clínico a sinais ou sintomas dos utentes com covid-19”, referiu Firmino Machado.
De acordo com o responsável, “a Unidade de Saúde Pública do ACES Gaia/Espinho, pelo elevado número de casos diários de covid-19 (atualmente mais de mil/dia) não conseguia realizar os inquéritos epidemiológicos a todos os casos confirmados, bem como determinar as medidas necessárias ao seu isolamento”, tendo sido assim “solicitada a colaboração de diversas instituições no apoio a este processo, entre as quais o CHVNGE”.
“Desta forma é expectável que os inquéritos epidemiológicos possam ser realizados de forma atempada a todos os casos confirmados de infeção por covid-19, na área de abrangência do ACES Gaia/Espinho, no prazo de 24 horas após o diagnóstico”, afirmou o CHVNGE em comunicado divulgado.
Outros artigos que lhe podem interessar