CHTMAD reabilita bloco de partos por 3,5ME

O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) vai investir 3,5 milhões de euros na reabilitação e ampliação do bloco de partos do hospital de Vila Real, obra que já foi consignada, segundo fonte da administração.
O vogal executivo do conselho de administração do CHTMAD para a área financeira, Fernando Alves, disse à agência Lusa que a verba de 3,5 milhões de euros é destinada à realização da obra e à aquisição de equipamentos.
Trata-se, segundo salientou o responsável, “de um investimento de grande urgência e grande necessidade”.
A obra, há muito reclamada, visa a criação de mais condições para as utentes, melhorando a qualidade, a capacidade, segurança e o conforto, possibilitando, inclusive, que os pais possam acompanhar os partos, como está estipulado na lei.
O projeto para o bloco de partos inclui uma intervenção no bloco operatório, a criação de cinco salas individuais de partos e de um novo espaço para a urgência de obstetrícia e ginecologia, com acesso direto ao exterior.
Fernando Alves explicou que a obra, que já foi consignada, tem a duração prevista de 12 meses e vai ser feita de forma faseada para ser possível manter a atividade no bloco de partos.
Neste momento, referiu, está a ser preparado o estaleiro para arranque das intervenções.
No hospital de Vila Real, sede social do CHTMAD, nasceram 1 145 bebés em 2022, mais do que os 1 057 nascidos em 2021. Em 2016, foram realizados 1 384 partos nesta unidade hospitalar.
Entre janeiro e abril deste ano nasceram 336 bebés, menos que os 351 contabilizados em igual período do ano passado.
Outros artigos que lhe podem interessar