CHL expande especialidades médicas em duas unidades

Fotografia: Centro Hospitalar de Leiria
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) já disponibiliza a consulta de Reumatologia no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO), e a partir do dia 7 de outubro a consulta desta especialidade também estará a funcionar no Hospital Distrital de Pombal (HDP).
No HABLO as consultas realizam-se quinzenalmente das 9 horas às 16 horas, e no HDP também funcionarão de forma quinzenal entre as 9 horas e as 12h30.
“O Serviço de Reumatologia mantém a sua premissa de qualidade, centrada nos cuidados de saúde ao doente reumático”, salientou a diretora do Serviço de Reumatologia do CHL, Marília Rodrigues.
“A atividade nestas unidades hospitalares [HABLO e HDP] contribui para aumentar a acessibilidade a cuidados diferenciados de Reumatologia e na consolidação de uma rede assistencial de proximidade”, acrescentou a responsável.
A vogal executiva do Conselho de Administração, Alexandra Borges, explicou que “o CHL continua a sua aposta na descentralização das áreas médicas, de forma a estar mais próximo dos seus utentes, através da disponibilização de mais consultas de especialidade e profissionais de saúde, para atender as necessidades de cuidados de saúde”.
O Serviço de Reumatologia, criado no CHL em novembro de 2019, visa a prestação de cuidados diferenciados ao doente reumático, atuando ao nível da prevenção, diagnóstico e tratamento precoces, em articulação com os diferentes profissionais de saúde.
A equipa é constituída por três médicos especialistas em Reumatologia, e a sua ação divide-se entre a atividade assistencial e formativa, e a investigação. São ainda realizadas diferentes técnicas de diagnóstico e terapêutica, que evitam a deslocação do doente a outras instituições, permitindo a autonomia do CHL na sua realização.
No âmbito da administração de terapêuticas intra-hospitalares, a realização de ensinos e a monitorização clínica, o Serviço de Reumatologia conta com o apoio do Hospital de Dia, que possibilita a redução do número de internamentos e consequente diminuição de custos globais em saúde.
“O Serviço presta ainda apoio diagnóstico e terapêutico a doentes internados noutras especialidades ou no seguimento de outras consultas, bem como realiza consultoria externa, sobretudo com as Unidades de Cuidados Primários, por telefone e e-mail, para esclarecimento de dúvidas, o que agiliza a integração da especialidade e a referenciação de casos urgentes”, lê-se em comunicado divulgado.
Outros artigos que lhe podem interessar