Católica lança curso avançado em Medicina do Sono Pediátrico
- 18 dezembro 2025, quinta-feira
- Gestão

DR
A Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa (FM-UCP) vai iniciar a primeira edição de uma formação pioneira em Portugal dedicada ao estudo e prática clínica do sono na infância. O curso de cariz internacional arranca dia 16 de janeiro, em formato b-learning, e será lecionado em inglês
A formação integra conhecimentos de Medicina do Sono e de Ciências do Sono, com o objetivo de colmatar a lacuna formativa nesta área e preparar profissionais capazes de atuar em diferentes contextos clínicos, laboratórios de sono e centros especializados, tanto em Portugal como no estrangeiro.
“Diversos aspetos do sono - como a duração, o tempo e a qualidade - influenciam a saúde física, o bem-estar mental, o desempenho e até a segurança da criança. Queremos ser pioneiros em Portugal, liderando o caminho nesta área de extrema importância e com grande impacto na qualidade da saúde infantil, contribuindo para uma formação médica diferenciada”, afirma Amélia Feliciano, docente da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa e uma das coordenadoras do novo Curso Avançado, citada em comunicado.
Destinado a profissionais que atuam ou pretendem saber mais desta área, incluindo médicos, dentistas, técnicos, fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos, cientistas do sono e terapeutas, a formação combina a componente teórica com a prática, realizada em centros de sono, onde os participantes terão contacto direto com exames de avaliação do sono e treino em análise e interpretação clínica.
“Nos últimos anos, o interesse pelo sono em idade pediátrica cresceu de forma significativa, com cada vez mais consultas de Pediatria a integrarem esta dimensão na avaliação da criança. Paralelamente, os programas de Medicina do Sono têm vindo a dedicar espaço ao sono pediátrico, tornando necessária uma formação que reúna especialistas diferenciados nesta área”, explica Susana Falardo Ramos, docente da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa e também coordenadora do curso.
A Medicina do Sono ainda não é reconhecida como uma especialidade médica autónoma em vários países europeus, incluindo Portugal. Na prática, as perturbações do sono são abordadas por especialistas de diferentes áreas, o que, para a Faculdade, torna mais urgente a formação de profissionais com competências específicas neste campo.
Mais informações em: https://fm.ucp.pt/pt-pt/catolica-health-education-formacao-avancada/curso-avancado-em-medicina-do-sono-pediatrico
Outros artigos que lhe podem interessar