Banco de Leite Humano do São José alimentou 3 500 prematuros
- 21 maio 2024, terça-feira
- Gestão

Fotografia: RickMorais_Wikimedia Commons
O Banco de Leite Humano da Unidade Local de Saúde (ULS) São José – Maternidade Alfredo da Costa, criado em 2009, já alimentou aproximadamente 3 500 prematuros com um total de 4 900 litros de leite, resultantes da colaboração de 550 dadoras benévolas, que doaram o excedente da alimentação dos seus filhos.
“Depois de analisado e tratado, o leite foi oferecido a todos os grandes prematuros internados nesta instituição (Maternidade Alfredo da Costa, Hospital Dona Estefânia e Hospital Santa Marta) e em outros hospitais da área da Grande Lisboa (Hospital Dr. Fernando da Fonseca e Hospital de Cascais)”, lê-se em comunicado divulgado.
De acordo com a ULS São José, em 2023, 83 dadoras contribuíram com 578 litros de leite, beneficiando cerca de 180 bebés. As parcerias com os Cuidados de Saúde Primários, nomeadamente com o ACES Lisboa Ocidental e Oeiras desde 2017 e a USF Restelo desde 2023 (estruturas agora pertencentes à ULS de Lisboa Ocidental), permitiram solidificar e descentralizar o processo, com a inclusão de dadoras numa área geográfica mais alargada e de maior proximidade à comunidade.
“A utilização de leite humano permite melhorar a tolerância alimentar dos bebés, com redução de complicações intestinais, infeções sistémicas e mortes. São reconhecidos também benefícios de saúde até à vida adulta, com melhor desenvolvimento neurológico, cognitivo, prevenção de obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e imuno-alergológicas”, afirmou a ULS São José em comunicado.
No âmbito do Dia Mundial de Doação de Leite Humano, que se celebrou a 19 de maio, a equipa do Banco de Leite Humano agradeceu a todas as dadoras que ao longo dos últimos 15 anos partilharam o seu leite, apelando à dádiva de novas dadoras que, com o seu gesto, asseguram a saúde de outros recém-nascidos, impossibilitados de serem amamentados pelas suas mães.
Sob o lema deste ano – “Amor em cada gota doada, vida em cada gota recebida. Doe leite materno!” – a equipa do Banco de Leite Humano espera continuar a contribuir para mais e melhor vida das nossas crianças, futuros adultos”.
No Banco de Leite Humano desenvolvem-se ações de promoção do aleitamento materno, formação de profissionais, recrutamento e apoio a dadoras, receção, análise e tratamento de leite humano, bem como o seu armazenamento e distribuição pelos recetores.
Outros artigos que lhe podem interessar