Avançam cinco projetos-piloto de apoio domiciliário
- 08 outubro 2025, quarta-feira
- Gestão

FOTO DOMINIK LANGE/ UNSPLASH
Foi publicada a portaria que estabelece as condições para a criação e implementação de cinco projetos-piloto, em cinco regiões do país, de serviço de apoio domiciliário (SAD+Saúde)
O SAD+Saúde é uma resposta social diferenciada, de proximidade e base comunitária, que consiste na prestação articulada de um conjunto de serviços e de cuidados individualizados e personalizados de apoio social, em complementaridade, sempre que necessário, com cuidados de saúde prestados no domicílio. Destina-se a pessoas que, por dependência ou incapacidade, não estejam capazes de assegurar as suas necessidades básicas.
O conjunto de serviços a prestar inclui cuidados de higiene, confeção de alimentos no domicílio, apoio à toma da medicação, apoio psicossocial e higiene habitacional, entre outros.
Os projetos-piloto pressupõem o desenvolvimento de um mecanismo de acompanhamento e avaliação pelo ISS, I. P., e pela Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde que contemple os termos da operacionalização dos projetos nos territórios.
O processo envolve a elaboração de um Plano Individual de Cuidados pelo técnico de referência designado, com a participação do utente ou representante legal e em articulação com a equipa dos serviços locais de saúde. Esse plano deve conter o diagnóstico e relatório sociais sobre o acompanhamento e avaliação do impacto dos serviços e das atividades no desenvolvimento pessoal, familiar e social e das medidas de conforto e segurança a implantar no domicílio.
Outros artigos que lhe podem interessar