Áreas críticas hospitalares – perspetiva ambiental

O edifício hospitalar caracteriza-se pela diversidade funcional dos serviços, cujo projeto deve garantir as condições indispensáveis à adequada prestação de cuidados de saúde com a máxima segurança para os utentes, minimizando os riscos inerentes ao seu funcionamento, que podem afetar a saúde e bem-estar dos pacientes e que podemos resumir como se segue:

  • Risco de infeção;
  • Risco de segurança física (elétrica, incêndio, contaminação de águas);
  • Riscos inerentes à prestação dos cuidados de saúde.

É no enquadramento destas preocupações que se desenvolve o projeto do edifício hospitalar e a sua manutenção através das diversas especialidades técnicas:

  • A Arquitetura, criando as condições funcionais e de conforto, bem como os circuitos adequados para evitar cruzamentos potenciadores de contaminações cruzadas;

  • A Engenharia, nas suas diversas especialidades, garantindo um edifício seguro e eficaz no controlo da contaminação e da infeção.

Pode afirmar-se que a preocupação com o conforto e a garantia das condições de higiene e segurança são o leitmotiv do projeto hospitalar, essenciais para o trabalho eficaz dos profissionais de saúde. (...)

Leia o artigo completo na TecnoHospital 131, setembro/ outubro de 2025
José Graça Rocha

Engenheiro Mecânico

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@tecnohospital.pt

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.