Açores apostam em projetos inovadores em saúde
- 03 novembro 2022, quinta-feira
- Gestão

Fotografia: nborges_Wikipédia
A Secretaria Regional da Saúde e a PremiValor – Estudos, Investimentos e Participações, celebraram um acordo de parceria técnico-científico no âmbito do projeto “H-INNOVA: Health Innovation HUB” para incentivar projetos inovadores em saúde.
Citado num comunicado divulgado no ‘site’ do Governo açoriano, o secretário regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, que rubricou o acordo, salientou que “um dos objetivos a alcançar é destacar os Açores como uma referência em inovação em saúde, a nível nacional, europeu e internacional”.
Na nota é referido que o projeto “H-INNOVA: Health Innovation HUB” pretende promover junto de empreendedores, ‘startups’, investigadores, alunos e professores do ensino superior, projetos “inovadores com impacto a nível local e nacional, potenciando a capacidade de inovação em saúde e áreas afins na Região Autónoma dos Açores, nas organizações e empresas públicas e privadas que estão nesta se situam ou relacionam”.
O objetivo é promover “a inovação aberta e colaborativa”, envolvendo unidades de saúde e prestação de cuidados de saúde, centros de investigação, universidades e empresas/organizações de referência públicas e privadas”, lê-se na nota.
O “H-INNOVA: Call for Projects” é realizado em edições sucessivas, inseridas dentro do ano letivo.
No comunicado, o secretário regional da Saúde salientou que “a região será capaz de conceber projetos com uma dinâmica centralizadora e capacitadora, no que respeita à geração de conhecimento e investigação em saúde”.
Clélio Meneses considerou ainda que “a iniciativa pode contribuir para o desenvolvimento regional sustentável através de ideias inovadoras e empreendedoras que promovam económica e socialmente a região”.
“Podemos atrair novas empresas e investimento, atrair e reter talentos e complementar estruturas existentes”, frisou.
A entidade dinamizadora do projeto “H-INNOVA: Health Innovation HUB” é a PremiValor, empresa que tem estruturado projetos deste âmbito através de parcerias com instituições de ensino superior a nível regional, nacional e internacional.
O acordo agora assinado vigora até ao fim da terceira edição do “H-INNOVA: Health Innovation HUB”, em dezembro deste ano.
Outros artigos que lhe podem interessar