Abriu primeiro centro integrado de esclerose múltipla do país

  • 12 dezembro 2022, segunda-feira
  • Gestão

O Centro de Responsabilidade Integrado de Esclerose Múltipla (CRIEM) do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC), o primeiro do país dedicado a esta patologia, entrou em funcionamento a 4 de dezembro.

Em comunicado, o CHULC explicou que esta estrutura, que vai funcionar no polo de Santo António dos Capuchos, resulta de uma evolução do Centro de Tratamento de Esclerose Múltipla, cujo conhecimento e diferenciação técnica conquistou um posicionamento central no atual contexto português.

O CRIEM funciona em espaço próprio, configurado para garantir uma resposta assistencial em regime de ambulatório ao longo das diversas fases de evolução da doença, integrando num mesmo local as diversas áreas de prestação de cuidados, como a consulta médica de diagnóstico, consulta de enfermagem, consulta farmacêutica, reabilitação neuropsicológica, apoio em psicologia e serviço social.

Esta nova unidade, que constitui o oitavo centro de responsabilidade integrado do CHULC, disponibiliza ainda medicação em hospital de dia, fisioterapia, psicologia de grupo e tratamento pelas especialidades médicas intervenientes.

O CHULC, através de equipa nuclear de neurologistas e enfermeiros dedicados ao tratamento da esclerose múltipla, dá resposta atualmente a uma população de 1300 doentes (o maior número no Serviço Nacional de Saúde), desde a fase de diagnóstico às diversas etapas de evolução da doença.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.