10 % da população não teve cuidados de saúde oral satisfeitos em 2024

FOTOGRAFIA: LEKOH/ PIXABAY

Em 2024, 9,9 % da população com 16 ou mais anos afirmou ter tido necessidades de consulta / tratamento dentário por satisfazer

A informação divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a 19 de março, no âmbito do Dia Mundial da Saúde Oral, que se assinalou a 20, mostra que entre a população até aos 15 anos, o número baixa para 3,6 %.

O boletim mostra também informações relativas a anos anteriores: por exemplo, em 2023 o número de profissionais inscritos na Ordem dos Médicos Dentistas era de 12 067, um aumento de 14,5 % face a 2019. Mas também em 2023, Portugal era o quarto país da União Europeia com mais pessoas a manifestarem necessidades de consulta/tratamento dentário não satisfeitas (cerca de 11 %). Era também o terceiro a apontar dificuldades financeiras como motivo da não satisfação de cuidados.

Também em 2019, sete em cada 10 portugueses escovavam os dentes entre duas a três vezes por dia. A partir dos 55 anos, o grau de dificuldade em morder e mastigar alimentos rijos aumentava, em particular para mais de um terço dos idosos com 85 ou mais anos.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.