Viseira inovadora para proteção individual de profissionais de saúde

Na prática da medicina dentária existe um elevado risco de exposição e contaminação microbiológica devido à proximidade entre os pacientes e os profissionais e aos aerossóis gerados durante os tratamentos com equipamentos rotativos de alta velocidade que estão em contacto direto com saliva e/ou sangue potencialmente contaminados.

Neste contexto, foi desenvolvido um novo equipamento de proteção individual, uma viseira dotada de vedação aerodinâmica, capaz de reduzir significativamente o risco de inalação de aerossóis e gotículas com carga microbiológica.

Contexto

Desde o início do século XXI, a humanidade enfrentou cinco grandes pandemias, o SARS-CoV-1, MERS, Gripe Suína, Ébola e Zika. Em dezembro de 2019, a Organização Mundial de Saúde (OMS) identificou um primeiro surto do novo coronavírus SARS-CoV-2, responsável pela doença COVID-19, que pouco depois, em março de 2020, foi declarada uma pandemia mundial.

Devido à exposição próxima e prolongada a pacientes potencialmente infetados, os profissionais de saúde foram considerados como um dos grupos de maior risco de contrair infeção e aumentar a propagação de vírus.

De entre os profissionais de saúde, os médicos dentistas são dos mais expostos, o que gerou um grande impacto nas clínicas e consultórios dentários em todo o mundo. Designadamente, na implementação, pela maioria dos governos dos países ocidentais, de uma suspensão temporária inédita da prática clínica privada, levando, posteriormente, a uma revisão das normas vigentes das medidas de proteção universal no controlo da infeção e disseminação de diretrizes de atuação pós-pandémica. (...)

Por Nuno Rosa, Adélio Gaspar, José Costa, Manuel Gameiro da Silva, Universidade de Coimbra, ADAI, Departamento de Engenharia Mecânica, Nuno Martinho, Instituto Politécnico de Leira, Departamento de Engenharia Mecânica, João Sabino Pais, SETsa – Sociedade de Engenharia e Transformação, S.A., Marinha Grande, João Ramos e Sérgio Matos, Universidade de Coimbra, Faculdade de Medicina Dentária

Artigo completo na TecnoHospital nº120, nov/dez 2023, dedicada ao tema 'Ecossistemas de ambientes saudáveis em saúde'