Vila Franca de Xira realiza cirurgia ao ombro com técnica de navegação

  • 09 fevereiro 2024, sexta-feira
  • Gestão

Fotografia: hospital de Vila Franca de Xira

O Serviço de Ortopedia do hospital de Vila Franca de Xira realizou, pela primeira vez, uma cirurgia ao ombro utilizando a técnica de navegação, tendo como objetivo a melhoria de cuidados prestados aos doentes.

De acordo com a Unidade Local de Saúde do Estuário do Tejo, com esta técnica os implantes são colocados com maior precisão no ombro do doente.

O ortopedista Jorge Teixeira Ramos explicou a técnica utilizada e os benefícios quer para os profissionais de saúde quer para os utentes: “Com as ferramentas pré-operatórias, que é o que fazemos habitualmente nos doentes, uma TAC pré-operatória, nós, intro-operatoriamente, vamos ter a vantagem de conseguir perceber em tempo real o sítio em que nós estamos. E isso permite-nos colocar os implantes na posição que nós planeamos previamente, com uma exatidão muito maior do que não tendo recurso a esta navegação”.

Esta tecnologia já existe para várias articulações, mas a nível do ombro foi a primeira vez que se efetuou no hospital de Vila Franca de Xira.

O coordenador do Conselho de Gestão do Centro de Responsabilidade Integrado do Serviço de Ortopedia, Acácio Ramos, destacou a mais-valia da prática de técnicas inovadoras que diferenciam o Serviço e contribuem para a melhoria da prestação de cuidados aos utentes.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.