Ventilação Mecânica

A pandemia gerada pelo vírus, designada por Covid-19, motivou muitos milhares de mortos em todos os países do planeta. Uma elevada percentagem da mortalidade acontece em pessoas de grupos etários elevados e, especialmente, em pessoas que, previamente, padeciam de outras patologias.

Estas patologias, agravadas pela infeção viral (Covid-19), originam, frequentemente, dificuldade respiratória e instabilidade hemodinâmica, colocando em risco a vida dos doentes! Estes doentes são internados em Unidades de Cuidados Intensivos, sendo submetidos diversos atos clínicos tendentes a melhorar a situação clínica, sobretudo, através de Ventilação Mecânica!

Este trabalho pretende, apenas, sintetizar um processo que se baseia na substituição da função respiratória fisiológica por métodos alternativos, especialmente, por máquinas complexas, designadas por “Ventiladores”.

Trata-se, portanto, de um conjunto de informações genéricas, que permitem, por um lado, esclarecer o leitor e, por outro, estimular para novas e aprofundadas leituras.

Indicações

A Ventilação Mecânica é um método invasivo, que exige a manutenção de um acesso direto à Traqueia, sobretudo, por Intubação Traqueal (oro ou nasofaríngea) ou, raramente, por Traqueostomia.

Este método ventilatório deve ser considerado sempre que se verifique que o doente tem a via aérea obstruída ou que é incapaz de manter a respiração espontânea e se observam sinais clínicos e laboratoriais compatíveis com dificuldade ou incapacidade respiratória. (...)

Joaquim J. Figueiredo Lima, médico, anestesiologista, e membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos

Artigo completo na TecnoHospital nº101, set/out 2020