Terceiro contrato da Comissão Europeia para garantir acesso a potencial vacina

  • 09 outubro 2020, sexta-feira
  • Gestão

A Comissão europeia aprovou, a 8 de outubro, o terceiro contrato para garantir acesso a uma potencial vacina contra a COVID-19.

Depois da AstraZeneca e da Sanofi-GSK, o novo acordo foi firmado com a Janssen Pharmaceutica NV, uma das empresas farmacêuticas Janssen da Johnson & Johnson.

Uma vez comprovada a eficácia e segurança da vacina, os Estados-Membros passam a poder adquirir vacinas para 200 milhões de pessoas. Caso decidam, os Estados-Membros podem doar vacinas a países de baixos rendimentos ou encaminhá-las para outros Estados-Membros.

A vacina será desenvolvida através da plataforma AdVac ®, uma tecnologia já usada pela Janssen no desenvolvimento da vacina contra o Ebola, já aprovada pela Comissão Europeia e distribuída no Congo e Ruanda, e usada também em vacinas em desenvolvimento, nomeadamente contra o HIV, Vírus Sincicial Respiratório e Zika.

A plataforma faz uso de um adenovírus como vetor do código genético de um antigénio, de forma a mimetizar os componentes de um agente patogénico, sem causar a doença mas despoletando a resposta imunitária do organismo.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.