Urologia da ULS da Guarda realiza nova técnica cirúrgica

  • 07 setembro 2022, quarta-feira
  • Gestão

Foi realizada pela primeira vez, no passado dia 1 de setembro, uma prostatectomia radical por via laparoscópica na Unidade Local de Saúde (ULS) Guarda.

A Cirurgia minimamente invasiva, realizada no tratamento de carcinomas da próstata localizados, foi efetuada pela Equipa Cirúrgica – Hugo Antunes, Luís Sousa e Duarte Brito.

De acordo com a ULS da Guarda, a Unidade de Urologia realiza cerca de 40 prostatectomias radicais por ano, contudo, até à semana passada foram sempre realizadas pela técnica tradicional, por via aberta.

A cirurgia laparoscópica tem a vantagem de ser menos invasiva, com pequenas incisões. Além disso, os estudos mostram que o tempo de internamento destes doentes é mais curto e a necessidade de transfusões sanguíneas também é inferior.

A Unidade de Urologia da ULS Guarda realiza cerca de 35 cirurgias por mês, quer oncológicas (próstata, rim, bexiga, pénis), quer por patologias benignas (tais como hiperplasia da próstata, cálculos urinários, incontinência urinária, entre outros).

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.