Urologia do CHULC realiza cirurgia a laser à próstata

• 09 novembro 2022, quarta-feira

O Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) de Urologia do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) iniciou, no passado dia 3 de novembro, uma técnica cirúrgica minimamente invasiva para o tratamento da Hipertrofia Benigna da Próstata, tornando-se o primeiro centro hospitalar e universitário do país a realizar esta cirurgia de forma regular.

Esta doença, que se traduz no aumento do volume da próstata, afeta cerca de 75 por cento dos homens acima dos 55 anos.

Em comunicado, o responsável por este programa cirúrgico, Luís Severo, explicou que há vários anos que o laser cirúrgico é utilizado regularmente neste centro hospitalar para o tratamento da litíase urinária (fragmentação de cálculos no aparelho urinário).

No entanto, só agora, com a aquisição do novo gerador de laser Holmium, mais moderno e com mais potência, se torna possível a realização da enucleação prostática (HoLEP – Enucleação prostática com laser Holmium), permitindo operar os doentes por via endoscópica, sem necessidade de fazer uma abertura abdominal, independentemente do volume prostático.

“Relativamente ao método clássico (incisão abdominal), este procedimento tem como principais vantagens uma muito menor morbilidade e muito mais rápida recuperação para o doente (apenas um dia de internamento). Tem, ainda, a grande vantagem de um melhor controlo hemostático, permitindo operar doentes com maior risco cirúrgico, incluindo doentes anticoagulados”, referiu o urologista do CHULC, Pedro Baltazar, que, conjuntamente com Luís Severo, realizaram as primeiras intervenções, com o apoio do cirurgião italiano com uma vasta experiência neste procedimento, Angelo Cafarelli.

Além das referidas vantagens, Angelo Cafarelli destacou, ainda, a redução do tempo de hospitalização e de cateterismo (de cinco a sete dias para um a dois dias).

A implementação desta técnica para o tratamento da Hipertrofia Benigna da Próstata resulta de um processo que implicou a aquisição de tecnologia laser de última geração, de grande potência, e de material cirúrgico específico.

“É um projeto que já tem alguns anos e que era muito ambicionado pelo Serviço de Urologia”, disse Pedro Baltazar, salientando que o objetivo é “tornar o CHULC o primeiro centro de referência para esta técnica cirúrgica”.

Destacando que este é um método “minimamente invasivo e altamente eficaz”, Luís Severo explicou que o laser permite “remover o tecido prostático aumentado”, que está a causar a obstrução urinária, sendo que depois, na bexiga, esse tecido é triturado por um aparelho mecânico que procede simultaneamente à fragmentação e aspiração desse tecido, que depois é eliminado.

O CRI de Urologia do CHULC, dirigido por Luís Campos Pinheiro, estima que, em média, cem utentes por ano sejam intervencionados com a técnica HoLEP.