ULSCB adquire novo osteodensitometro

A Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) equipou o Serviço de Imagiologia com um “moderno” Osteodensitometro Horizon da Hologic.

O novo sistema de densitometria para análise total o corpo é um sistema de densitometria avançado que permite cobrir todo o espectro de estudos ósseos e composição corporal, analisando uma região em menos de dez segundos e realizando um estudo de corpo inteiro em menos de sete minutos.

A Hologic possibilita analisar a densidade óssea na prevenção de possíveis fraturas (osteopenia ou osteoporose), bem como a análise da estrutura óssea, da massa corporal com a percentagem da massa muscular e da massa gorda.

De acordo com a ULSCB, tem como vantagens efetuar exames pouco invasivos para o utente, pois possui uma baixa exposição radiológica, oferecendo ainda conforto e contribuindo também para a adaptação às dietas por parte dos nutricionistas.

“Além disso, oferece um software atualizado, de última geração e graças à eficiência de seus detetores digitais, o equipamento consegue imagens com a mais alta resolução”, referiu ainda a unidade local de saúde.

A aquisição deste equipamento insere-se no plano de investimentos, no âmbito da modernização das tecnologias da ULSCB, com vista ao reforço da prestação de serviços de saúde aos seus utentes.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.