ULSAM investe 80 mil euros em enteroscopia espiral motorizada

O Hospital Santa Luzia de Viana do Castelo, integrado na Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), é o primeiro do país equipado para realizar enteroscopia espiral motorizada, que diagnostica e trata doenças do intestino delgado.

O presidente do Conselho de Administração da ULSAM, Franklim Ramos, informou, em comunicado, que o Hospital Santa Luzia de Viana do Castelo “é o primeiro em Portugal a dispor desta tecnologia, estando, disponível para doentes de outros hospitais do Serviço Nacional de Saúde”.

O Hospital Santa Luzia de Viana do Castelo “realizou, no dia 15 de novembro, pela primeira vez em Portugal, uma enteroscopia espiral robotizada para avaliar o intestino delgado de um doente com anemia”.

O diretor do Serviço de Gastrenterologia do Hospital Santa Luzia, Luís Lopes, citado na nota, explicou que “a técnica inovadora permitiu tratar as lesões vasculares responsáveis pela anemia de uma forma minimamente invasiva”.

De acordo com a ULSAM, o investimento na nova técnica rondou os 80 mil euros.

A enteroscopia espiral motorizada “constitui a mais recente técnica para o diagnóstico e tratamento de doenças do intestino delgado, permitindo uma avaliação do intestino delgado três vezes mais rápida do que a enteroscopia convencional”.

Aquela técnica “tem aplicações nas anemias de causa indeterminada, tumores do intestino delgado, em alguns doentes com doença inflamatória intestinal e no tratamento de doenças biliares em doentes operados”.