ULS de São José realiza cirurgia robótica pediátrica

• 21 fevereiro 2024, quarta-feira

Fotografia: ULS de São José

A primeira cirurgia robótica pediátrica em Portugal foi realizada no dia 9 de fevereiro, no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, a uma jovem de 17 anos que já teve alta e está a recuperar bem, anunciou a Unidade Local de Saúde (ULS) de São José, em comunicado.

A cirurgia do foro urológico, denominada pieloplastia desmembrada, foi executada pelo departamento de Cirurgia Pediátrica do Hospital de D. Estefânia, sob a coordenação da cirurgiã Sofia Ferreira Lima, assistida por Leonor Torres e com o apoio do urologista João Magalhães Pina, além de outros profissionais de saúde.

A doente, pela circunstância de estar a tirar o curso de bailarina, apresentava todas as vantagens em ser operada com recurso a robótica, que constitui uma técnica minimamente invasiva e que garante uma recuperação mais rápida.

“A cirurgia robótica tem vantagens inigualáveis na ergonomia a operar e inclui instrumentos articulados, com apenas oito milímetros de diâmetro, controláveis numa consola por comandos que replicam os movimentos da mão do cirurgião, permitindo em todo o ato cirúrgico uma maior autonomia, movimentos sem tremor e de elevada precisão, bem como ambidexteridade”, lê-se em comunicado divulgado.

O Centro de Cirurgia Robótica da ULS de São José é utilizado nas especialidades de Urologia, Hepatobiliar, Pancreática, Colorretal, Obesidade, Esofagogástrica, Ginecologia, Torácica e Cirurgia Pediátrica, tendo sido realizadas, em 2023, cerca de 500 cirurgias.