ULS do Nordeste tem consulta especializada de Sexologia Clínica

  • 18 abril 2022, segunda-feira
  • Gestão

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste disponibiliza uma consulta de Sexologia Clínica, iniciada em fevereiro pela Unidade de Psiquiatria de Ligação do Departamento de Saúde Mental desta ULS, e que é pioneira no distrito de Bragança no âmbito do Serviço Nacional de Saúde.

“Sensível à relevância que a saúde sexual tem para o conceito global de saúde e para a qualidade de vida, a ULS do Nordeste promoveu a abertura desta valência, de forma a que exista justiça na acessibilidade a esta intervenção específica”, explicou a coordenadora da consulta, Joana Raposo Gomes, sexóloga clínica, terapeuta sexual e médica especialista em Psiquiatria nesta instituição.

Os utentes podem aceder a esta consulta através de referenciação pelo médico de família ou por outras especialidades médicas hospitalares.

Nesta consulta de Sexologia Clínica da ULS do Nordeste abordam-se, segundo Joana Raposo Gomes, disfunções sexuais em que existam barreiras psicológicas, senão na génese, pelo menos na manutenção do problema.

A especialista explicou que “a Saúde Sexual tem uma relação de interdependência com o bem-estar físico e mental, pelo que é fundamental que se compreenda o papel que os hábitos de vida saudável e a saúde preventiva têm nesta equação”.

Assim, acrescentou Joana Raposo Gomes, “na consulta de Sexologia Clínica da ULS do Nordeste a visão da saúde sexual é multidisciplinar, existindo uma articulação próxima com as restantes especialidades médicas e com os Cuidados de Saúde Primários”.

A ULS do Nordeste adiantou ainda que na mesma área, os Cuidados de Saúde Primários estão “a perspetivar a criação de um programa específico de abordagem à saúde sexual”.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.