ULS Nordeste tem novas áreas dedicadas a infeções respiratórias

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste dispõe de três renovadas Áreas Dedicadas para Avaliação e Tratamento de Pessoas com Infeção Respiratória (ADR) de apoio específico aos Serviços de Urgência (SU) dos Hospitais de Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela.

Destinadas ao tratamento de doentes com quadros respiratórios agudos de provável origem infeciosa, como por exemplo a Covid-19 e a gripe, as ADR-SU da ULS Nordeste “estão dotadas das melhores condições de organização, segurança e conforto, para doentes e profissionais”, lê-se em comunicado.

A nova ADR-SU da Unidade Hospitalar de Mirandela, localizada junto à entrada do Serviço de Urgência, tem capacidade de nove boxes – oito de adultos e uma pediátrica –, uma sala de emergência para doentes Covid-19, áreas específicas de apoio à equipa, farmácia e zona de resíduos. As instalações possuem sistema de extração de ar, assim como um equipamento de raio X portátil.

No mesmo sentido, a equipa médica de triagem do SU da Unidade Hospitalar de Mirandela foi reforçada com mais um elemento, passando agora a ter agora três médicos nessa função, mantendo o apoio em presença física das especialidades de Medicina Interna, Cirurgia Geral e Pediatria.

Também na Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros foi feito o mesmo investimento, com a instalação, junto do Serviço de Urgência, de uma nova ADR-SU. Esta área dedicada às infeções respiratórias dispõe de seis boxes individuais para doentes suspeitos, assim como espaços de apoio à equipa, farmácia e zona de resíduos, a par de sistema de extração de ar.

Por sua vez, a ADR-SU da Unidade Hospitalar de Bragança, onde anteriormente funcionou a ADC – Área Dedicada à Covid-19, foi alvo de diversas melhorias, desde a climatização à acessibilidade.

Relativamente à capacidade, a ADR-SU de Bragança tem 21 boxes individuais de atendimento (17 de adultos e quatro pediátricas), a que se juntam áreas específicas de apoio à equipa, farmácia e uma zona de resíduos.

Segundo a ULS Nordeste, desde o início do seu funcionamento que esta área possui extração de ar e equipamento de raio X portátil, e vai ser instalado equipamento para realização de gasimetria arterial, possibilitando uma melhor assistência aos doentes e evitando deslocações para fora desta área pelos profissionais.