ULS do Nordeste disponibiliza Consulta de Enfermagem de Estomaterapia

Fotografia: ULS do Nordeste

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste disponibiliza a Consulta de Enfermagem de Estomaterapia, que proporciona aos utentes um acompanhamento por profissionais especializados nesta área de cuidados, que centram a sua atuação na melhoria da qualidade de vida dos utentes e dos seus cuidadores.

Nesta consulta é acompanhada a pessoa com ostomia (orifício criado cirurgicamente no corpo para facilitar a alimentação, respiração e/ou a eliminação), com intervenção em três fases específicas essenciais para prevenir complicações associadas a esta condição de saúde, nomeadamente no pré-operatório, no internamento imediatamente após a cirurgia e no pós-operatório. A intervenção é centrada na pessoa e na sua capacidade de aceitar e aprender a viver com uma ostomia.

Esta consulta é dinamizada por uma equipa de enfermagem especializada, constituída pela enfermeira Jacinta Maçãs Pires (Serviço de Nefrologia), pela enfermeira Margarida Oliveira (Unidade de Cuidados na Comunidade de Macedo de Cavaleiros) e pela enfermeira Sílvia Marisa Bento (Serviço de Medicina Intensiva), que possuem experiência e formação específica na área da Estomaterapia reconhecida pela Ordem dos Enfermeiros.

A Consulta de Enfermagem de Estomaterapia é dirigida a todos os doentes portadores de ostomia, seja de eliminação intestinal (colostomias e ileostomias), urinária (nefrostomias, urostomias e cistostomias), de alimentação (jejunostomias e PEG) e respiratórias (traqueostomias). São ainda seguidos nesta consulta utentes que necessitam de tratamento específico para feriadas complexas e fístulas.

Segundo a ULS do Nordeste, o acompanhamento em consulta nesta área de cuidados é centrado nas necessidades do doente ostomizado, desde o pré-operatório até à sua autonomia, minimizando e solucionando problemas associados a esta condição de saúde, mediante a avaliação do resultado das intervenções e da criação de relações terapêuticas eficazes, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida de utentes, família e/ou cuidadores.

É ainda efetuado o aconselhamento e orientação sobre a utilização e aquisição de dispositivos necessários para doentes ostomizados.

A equipa responsável por esta consulta enaltece a importância desta intervenção específica, na medida em que, para o doente ostomizado, ter disponível profissionais de enfermagem especializados para o acompanhar no pré-operatório, no pós-operatório imediato, durante o internamento, na preparação para a alta e após a alta hospitalar contribui, por um lado, para evitar complicações associadas à ostomia, e, por outro lado, aumenta a sua segurança e bem-estar, bem como da sua família.

Implementada na ULS do Nordeste em junho de 2022, esta consulta, que já permitiu o acompanhamento de 140 utentes, funciona às terças-feiras, no gabinete 36, do Serviço de Consulta Externa da Unidade Hospitalar de Bragança. A referenciação pode ser efetuada por qualquer profissional de saúde, esteja o doente ostomizado em regime de internamento ou de ambulatório/domicílio, ou procurada pelo próprio doente ostomizado e/ou família/cuidador.

Tendo em vista o acompanhamento de um maior número de utentes, numa ótica de proximidade, a equipa da Consulta de Enfermagem de Estomaterapia pretende alargar a sua intervenção na Unidade Hospitalar de Bragança e estendê-la à Unidade Hospitalar de Mirandela, promovendo, igualmente, ações de formação nesta área direcionadas para profissionais de saúde dos Serviços da ULS do Nordeste.