ULS Médio Tejo reduz lista de espera de Imunoalergologia em mais de 75%

Fotografia: ULS Médio Tejo

O Serviço de Imunoalergologia da Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo), que está localizado na Unidade Hospitalar de Torres Novas, registou nos últimos onze meses um reforço da sua atividade assistencial que permitiu reduzir o tempo e o número de doentes em lista de espera para consulta em mais de 75 por cento.

O maior impulso desta recuperação registou-se nos últimos sete meses, sob a liderança da nova diretora de Serviço, a médica Marta Alves, que assumiu como objetivo limpar a lista de espera e garantir o cumprimento dos Tempos Máximos Garantidos de Resposta do SNS a muito curto prazo. Neste período de meio ano – de outubro de 2023 a 30 de abril de 2024 –, foram realizadas 989 consultas.

Segundo comunicado divulgado pela ULS Médio Tejo, no final de setembro do ano passado, esta ULS tinha em lista de espera para consulta da especialidade de Imunoalergologia 1 004 utentes – entre consultas de adultos e pediátricas e divididas entre referenciações pelos cuidados de saúde primários e consultas internas de seguimento na consulta externa hospitalar.

A lista de espera para primeiras consultas referenciadas pelos cuidados de saúde primário veio a atingir o seu pico máximo no final de agosto de 2023, com 512 pessoas a aguardar uma consulta desta especialidade. Já no final de abril de 2024, o número de doentes à espera de consulta de Imunoalergologia é cinco vezes menor, totalizando 101 utentes em lista de espera, tendo inclusive já atingido um mínimo de 66 doentes em lista de espera, em dezembro de 2023.

No que diz respeito aos tempos médios de espera para acesso a estas consultas, em maio do ano passado, a lista de espera ascendia a praticamente 18 meses (526 dias), tendo atingido o seu pico máximo em outubro, com 620 dias de espera. Já no final do mês passado, os tempos para consulta da especialidade de Imunoalergologia da ULS Médio Tejo atingiram o mínimo de onze meses, de 135 dias – um valor muito próximo do objetivo de cumprir o critério dos 120 dias seguidos a partir do registo do pedido da consulta no sistema informático “Consulta a Tempo e Horas” (CTH), realizada pelo médico assistente dos cuidados de saúde primários, cumprindo assim os Tempos Máximos Garantidos de Resposta do SNS.

“Com a brilhante liderança e entusiasmo da Dr. Marta Alves, o tempo de espera para consultas de Imunoalergologia foi reduzido em quase 80 por cento em menos de um ano. Isto não são meros números, são pessoas; significa que mais utentes estão a receber o cuidado médico de que precisam de forma mais rápida e eficiente, impactando positivamente sua saúde e qualidade de vida. A dedicação a Dr. Marta é de louvar, pois é um exemplo de como todos pretendemos corresponder às necessidades da população”, afirmou o presidente do Conselho de Administração da ULS Médio Tejo, Casimiro Ramos, citado em comunicado.

“Foi com imensa gratidão que aceitei o desafio de impulsionar a redução das listas de espera da especialidade na ULS Médio Tejo. A oportunidade e a confiança depositada motivam-me ainda mais para alcançarmos resultados expressivos. Registámos um aumento significativo na procura por primeiras consultas, especialmente relacionadas com a patologia da asma, afetando todas as faixas etárias. Diante deste cenário, torna-se crucial otimizarmos ainda mais a eficiência da nossa consulta e garantirmos que todos os doentes recebem o atendimento médico necessário de forma rápida e eficiente”, declarou a diretora de Serviço de Imunoalergologia da ULS Médio Tejo, Marta Alves.

A consulta de Imunoalergologia de Adultos da ULS Médio Tejo realiza-se todas as quintas e sextas-feiras durante todo o dia, e também às quartas de manhã, e as segundas e terças-feiras são dedicadas à Imunoalergologia Pediátrica.

A Imunoalergologia é a especialidade médica que se dedica ao diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças alérgicas e das doenças que comprometem as defesas do organismo. Na atualidade, é uma especialidade inovadora e direcionada para uma ampla variedade de patologias (da criança ao adulto) com impacto relevante, quer pela sua prevalência, quer pela sua gravidade e complexidade, particularmente no que se refere ao diagnóstico, exigindo por vezes cuidados muito diferenciados e orientação terapêutica altamente especializada.

De acordo com a ULS Médio Tejo, a prevenção tem um papel fulcral, tendo como objetivo a redução significativa da exposic¸a~o a alergénios do ambiente, nomeadamente dome´stica, profissional e comunita´ria. O facto de a Imunoalergologia na~o se dedicar a patologias de o´rga~o, mas sim patologias siste´micas, justifica a necessidade de um Imunoalergologista com as suas múltiplas compete^ncias para uma melhor abordagem deste grupo de doentes.