ULS da Arrábida inova no tratamento da Fibrilhação Auricular

Fotografia: ULS da Arrábida

O setor de Arritmologia, Electrofisiologia e Pacing do Serviço de Cardiologia do Hospital de São Bernardo – Unidade Local de Saúde (ULS) da Arrábida deu início, no mês passado, à utilização da Pulse Field Ablation (PFA) no tratamento da Fibrilhação Auricular.

De acordo com a ULS da Arrábida, esta nova técnica de ablação de Fibrilhação Auricular, liderada pelo médico Dinis Mesquita com o apoio de Ana Leonor Parreira, consiste na utilização de impulsos elétricos que causam a destruição irreversível das células cardíacas responsáveis pela Fibrilhação Auricular, sem lesar as estruturas adjacentes.

“Demonstrada em ensaios clínicos prévios, a PFA permite procedimentos com elevada segurança mantendo a mesma eficácia que as técnicas convencionais de radiofrequência ou crioenergia”, referiu a ULS da Arrábida em comunicado.

Esta técnica é também mais rápida, facilitando o tratamento de mais pacientes de forma atempada, evitando a progressão desta doença prevalente com morbilidade expressiva, acrescentou a ULS da Arrábida.