Tratamento da obesidade do CHUSJ avaliado com nível ótimo

• 05 agosto 2021, quinta-feira

O Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) de Obesidade do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) foi a primeira unidade hospitalar portuguesa a obter a classificação ‘ótimo’ pelo modelo de avaliação ACSA.

De acordo com o diretor desta estrutura, “conseguir certificar o CRI de Obesidade com o nível ótimo foi uma enorme satisfação para toda a equipa (que integra colaboradores dos serviços de Cirurgia Geral, Anestesiologia, Endocrinologia, Nutrição, Psiquiatria, Psicologia, Gastrenterologia, do Bloco Operatório Central e do Serviço de Planeamento e Controlo de Gestão). É o reconhecimento externo do trabalho que a equipa tem desenvolvido ao longo destes últimos dois anos”.

O responsável explicou ainda que, “do ponto de vista assistencial, o CRI de Obesidade, já acumulava bastante experiência e reconhecimento nesta área” e que o desafio foi pensar numa lógica de sistema de qualidade, organizando todos os processos em concordância com a matriz do modelo ACSA e implementando procedimentos de avaliação dos resultados e de melhoria contínua”.

Entre os vários critérios avaliados destacam-se a atividade assistencial (tendo como base a centralidade do utente), a acessibilidade, a gestão dos processos, a participação dos profissionais, a qualidade, a segurança, as estruturas de suporte, os equipamentos e a interação com os fornecedores.

Os CRI são estruturas de gestão e prestação de cuidados diferenciados, especializadas em determinadas áreas, dependentes dos conselhos de administração das entidades públicas empresariais do Serviço Nacional de Saúde, que têm autonomia estrutural e funcional com base num compromisso de desempenho assistencial e económico-financeiro.