Tratamento inovador alivia totalmente sintomas da HBP

• 05 setembro 2023, terça-feira

Os hospitais CUF Descobertas e CUF Tejo passaram a disponibilizar o tratamento da Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP) com o sistema robótico Aquabeam.

De acordo com o comunicado divulgado pela CUF, este tratamento permite aliviar totalmente os sintomas obstrutivos provocados pela doença, preservar a função sexual e a continência urinária. “Esta terapia robótica, de alta precisão, guiada por imagem, permite tratar a HBP, independentemente do tamanho e forma da próstata”, explicitou.

A Aquablação é o mais recente tratamento da HBP que utiliza a tecnologia de jato de água de alta pressão, com uma precisão milimétrica, capaz de remover o excesso de tecido prostático que comprime a uretra e, consequentemente, acaba com os sintomas obstrutivos e irritativos do doente, como as dificuldades relacionadas com a micção.

O coordenador de Urologia do Hospital CUF Descobertas, Paulo Vale, destacou como grande vantagem deste tratamento “a possibilidade de ser utilizado em todos os tamanhos e formas de próstata, sem comprometer o estilo de vida, mantendo a continência urinária e a função sexual”.

Este procedimento “rápido, eficaz e muito seguro resulta da evolução positiva que a Urologia tem vindo a registar”, lê-se no mesmo comunicado.

De acordo com o médico urologista, “assistimos, nos últimos anos, ao aparecimento da técnica, minimamente invasiva, Rezum – também para o tratamento da HBP, com bons resultados em próstatas de menor volume. Agora, com a rapidez da evolução tecnológica, a Aquablação vem tratar cirurgicamente o problema em qualquer volume da próstata, permitindo resolver com cada vez maior qualidade e rapidez as queixas associadas ao aumento do volume da próstata”.

Para o tratamento da HBP existem várias abordagens, desde fármacos a cirurgias mais ou menos invasivas. “No entanto, os tratamentos convencionais cirúrgicos até agora utilizados – nomeadamente a cirurgia aberta, laparoscópica, ressecção endoscópica da próstata, laser ou enucleação – têm alguns efeitos secundários não desprezíveis, designadamente, alterações a nível da função urinária e sexual, que impactam a qualidade de vida dos doentes após o tratamento, para além de obrigarem a vários dias de internamento”, explicou Paulo Vale, reforçando que o tratamento por Aquablação “tem capacidade de preservar a continência urinária e a função sexual”.

O coordenador de Urologia CUF, Estevão Lima, acrescentou ainda que “este procedimento, controlado pelo cirurgião e realizado por um sistema robótico guiado por ecografia assegura, em tempo real, uma visão multidimensional da área de tratamento. Essa visibilidade permite personalizar a intervenção cirúrgica à anatomia de cada doente porque o tecido prostático a remover pelo robô, de forma automatizada, é delimitado com elevada precisão”.

Considerada uma das doenças benignas mais comuns nos homens, que se caracteriza por um aumento do volume da próstata, “a Hiperplasia Benigna da Próstata afeta um em cada dois homens entre 51 e os 60 anos e a prevalência aumenta com o decorrer do tempo”, alertou Estevão Lima.