A telessaúde como promotor do acesso a cuidados de saúde nos países da CPLP

Fotografia: D.R.

(...) As desigualdades no acesso a cuidados de saúde nas diferentes regiões do globo são um problema complexo, com várias determinantes. Diferenças na infraestrutura de saúde, no financiamento, na disponibilidade de profissionais de saúde ou no acesso a medicamentos são alguns dos fatores geradores de desigualdades.

Regiões como África ou partes da Ásia enfrentam, em regra, desafios maiores no acesso à saúde, em comparação com a Europa ou os Estados Unidos da América.

Essas disparidades impactam negativamente a esperança de vida e o acesso a cuidados de qualidade em diferentes regiões do mundo.

Mas não se pense que as disparidades são apenas entre continentes ou entre diferentes regiões do planeta. Também nos países ditos desenvolvidos se registam gritantes desigualdades, com franjas da população excluídas ou fortemente limitadas no acesso a cuidados de saúde.

É neste contexto que a telesaúde pode desempenhar um papel de enorme relevo como promotor do acesso a cuidados, desde logo através da superação de barreiras geográficas. (...)

Artigo completo na TecnoHospital nº120, nov/dez 2023

Carlos Santos

Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra