Teleconsultas no SNS crescem 13,5 por cento em 2019

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) registou mais de cem mil teleconsultas desde 2016 até final de janeiro passado. O ano de 2019 foi o ano em que atingiram o número mais elevado, com mais de 30 mil teleconsultas.

A taxa de crescimento foi de 13,5 por cento o ano passado relativamente a 2018, e mais 5,7 por cento comparativamente a 2017. A Unidade de Saúde Local de Matosinhos foi a instituição que se destacou pelo maior número de teleconsultas efetuadas.

Segundo o SNS, os dados divulgados “demonstram que a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, através do Centro Nacional de TeleSaúde (CNTS), tem contribuído de forma efetiva para o desenvolvimento da telessaúde no sistema de saúde português”.

O CNTS está inserido na reforma dos cuidados de saúde e integra estruturas organizacionais já existentes, para rentabilizar a capacidade da rede nacional de unidades do SNS. As teleconsultas têm como objetivo melhorar a acessibilidade dos cidadãos ao SNS. A equipa responsável por estas consultas é constituída por médicos, enfermeiros, informáticos e técnicos de outras áreas.

No decorrer deste mês, o serviço de teleconsultas irá arrancar no Centro Hospitalar do Oeste, no Hospital de Ovar e no Centro Hospitalar Póvoa de Varzim – Vila do Conde.