Sociedade 5.0 e Hospital

Notas à maneira de exórdio

Primeira - Uma visita e uma visão

Imaginai, leitores, que desceis as arribas fragorosas, xistosas, do Douro, do Côa e do Sabor, rios das minhas raízes, e que observais o que ali gravaram os homens do Cro-Magnon: magníficas gravuras rupestres. Sentai-vos numa das pedras de xisto junto ao rio Côa, fechai os olhos e voai pela história de milhares de anos sobre a evolução tecnológica: percorrereis civilizações diversas no Mediterrâneo, na América, no Oriente Médio, no Oriente, em África. Relembrai Napoleão, maravilhado, gritando aos seus militares: «Soldados, do alto destas pirâmides quarenta séculos vos contemplam!»

Segunda – Inventos primevos

Sem preocupação de obedecer a critérios cronológicos, recordareis alguns que tiveram um papel fundamental na vida do Homem:  a roda, a pólvora, o prego, o papel, a bússola, os motores de combustão…

Terceira – Ciência e técnica – sécs. XV, XVI, XVII

Ao ler “Experimentum Humanum”, de Hermínio Martins (HM), percorreremos o longo caminho da técnica e da tecnologia – fruto da capacidade e da inteligência do homo sapiens sapiens. Destaca HM Leonardo da Vinci, o grande criador; Galileu – quem esquece a célebre expressão, em silêncio, Eppur se muove? – e tantos inventores, como Pedro Nunes; Abraão Zacuto; Gutenberg; William Harvey; Hans Lippershey… Poderíamos afirmar: foi «a ‘revolução’ dos homens bons» (uma expressão feliz de Rute Ribeiro) que tais homens operaram quase sempre de forma isolada. (...)