Sistemas de intercomunicação IP áudio e vídeo para edifícios hospitalares

Em termos hospitalares, a utilização de sistemas de intercomunicação, eficientes e fiáveis, resulta numa eficácia de procedimentos e execução de tarefas, que contribui definitivamente para o aumento gradual da produtividade das equipas de trabalho, e o sucesso dos processos de interação entre os vários intervenientes.

Como os hospitais estão abertos 24 horas, torna-se fundamental, para assegurar um apoio diferenciador aos doentes, garantir que cada equipa de trabalho se sinta confortável e segura ao iniciar ou terminar um turno a qualquer hora do dia ou da noite. Utilizando estações de intercomunicação de áudio e vídeo localizadas em todos os serviços do edifício, bem como em elevadores e parques de estacionamento, qualquer utente ou colaborador pode ficar tranquilo, sabendo que a ajuda e a assistência estão disponíveis a qualquer hora, apenas com o toque de um botão.

Terminais de intercomunicação integrados com CCTV e/ou sistemas de gestão de edifícios/segurança e controlo de acessos permitem comunicação com o pessoal de segurança no local ou de um local remoto, garantindo que todas as áreas sejam controladas e registados todos os eventos relevantes para otimizar o bem-estar dos utentes e pessoal médico e administrativo.

Os sistemas de intercomunicação IP oferecem soluções multi-zona, anúncios verbais, mensagens pré-gravadas, paginação e integração com evacuação de emergência e alarmes de aviso, garantindo a segurança de cada indivíduo dentro do hospital e edifícios adjacentes ou parques de estacionamento, uma vez que podem ser contactados e alertados em caso de emergência ou importante anúncio de segurança/proteção.

Num ambiente onde cada segundo conta, é essencial que a equipa seja capaz de se conectar a qualquer serviço/departamento instantaneamente, e assim obter resultados de testes de outros departamentos logo que estejam disponíveis, de forma a otimizar os tratamentos dos pacientes.

Com estes sistemas de intercomunicação IP, a equipa de trabalho mantém-se em contacto permanente e cem por cento operacional em qualquer local através da rede, podendo acelerar processos e fornecer melhor serviço e mais atenção ao paciente. A segurança pode ser melhorada integrando controlo de acessos de forma a gerir as permissões apenas a pessoal autorizado em áreas seguras. (...)

Artigo completo na TecnoHospital nº108, nov/dez 2021

José Cordeiro

Diretor de Expansão da Domonext