Estratégia para sistemas de informação em saúde em consulta pública

A SPMS abriu o período de consulta pública para a Estratégia Nacional para o Ecossistema de Informação de Saúde (ENESIS 20-22). A estratégia anterior abrangeu o período 2017-2019, e foi a primeira a ser adotada a nível governamental.

A nova versão, agora proposta, foi elaborada em colaboração com parceiros individuais e institucionais, do Ministério da Saúde e também externos e estará em vigor entre 2020 e 2022. Trata-se sobretudo de um referencial de boas práticas para um sistema de saúde sustentável, digital e focado nas pessoas. Estabelece-se visão, objetivos e guidelines, para além das necessárias medidas para sustentar a articulação dos projetos e iniciativas relacionados.

O Ecossistema de Informação em Saúde é um conjunto de tecnologias, pessoas e processos que intervêm no ciclo de vida da informação e que se relaciona com todas as dimensões da saúde dos cidadãos.

O objetivo é melhorar a estratégia anterior através de um processo público e participativo, tendo em conta os normativos legais, planos estratégicos da OMS, Plano Nacional de Saúde e o programa de Governo. Isto será feito em cinco pilares: acesso aos serviços e cuidados de saúde ao longo da vida, de forma simples e integrada; empoderamento do cidadão, através da promoção dos eu envolvimento e participação ativa no sistema de informação em saúde, eficiência e sustentabilidade dos sistemas de saúde, promovendo a racionalização dos recursos e a sustentabilidade do sistema de saúde, qualidade e segurança dos cuidados, promovendo mecanismos e ferramentas para melhorar este aspeto, bem como o diagnóstico e terapêutica; prevenção, proteção e promoção da saúde, atuando na área da saúde pública e prevenção da doença; e empoderamento de organizações e profissionais, dando-lhes formação para uma melhor utilização dos sistemas de informação.

A consulta pública está disponível em https://www.spms.min-saude.pt/2019/10/public-consultation-on-the-national-strategy-for-the-health-information-ecosystem/

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.