Novo sistema informático para apoiar transplantação

A Fundação Vodafone Portugal e o Instituto Português do Sangue e da Transplantação desenvolveram, em parceria, um projeto suportado nas novas tecnologias de comunicação destinado a otimizar a transmissão da informação relativa às diferentes etapas da cadeia de transplantação.

A colheita e transplantação de órgãos são atividades que envolvem diversos processos e intervenientes que integram a Rede Nacional de Colheita e Transplantação: médicos, enfermeiros e coordenadores de colheita e transplantação que desempenham múltiplas tarefas que podem decorrer em diferentes espaços físicos, pelo que a aplicação permitirá a estas equipas receber, em tempo real, alertas sobre a evolução temporal do processo de transplantação. Esta App de Alarmística foi desenvolvida com o objetivo de melhorar a articulação na transmissão de informação relativa às diferentes etapas, a partir do Registo Português de Transplantação. 

A App vai permitir que as equipas médico-cirúrgicas e laboratoriais envolvidas no processo de transplantação recebam em tempo real, alertas sobre a evolução temporal do processo de transplantação, assim como os médicos assistentes com doentes em lista ativa para transplantação também serão informados sobre a evolução dos processos de transplantação registados no Registo Português de Transplantação.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.