Desenvolvimento de um Sistema de Informação Geográfica para gerir espaços internos de edifícios complexos – o caso do Hospital Universitário de São João

As Tecnologias da Informação (TI) abrangem quase todos os aspetos das nossas vidas, e o setor de saúde não é exceção. A utilização de TI na área da saúde é fundamental, em especial na melhoria da qualidade do atendimento, gestão de custos e produção de indicadores de saúde, conforme declarado pela Comissão Europeia no Plano de Ação de Saúde para a Europa para 2004-2010 e 2012-2020 e pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) são sistemas de armazenamento, gestão e análise de dados espaciais, que têm sido amplamente empregados na área da saúde, principalmente no mapeamento de doenças, identificação de clusters espaciais de doenças, análise das associações entre eventos de saúde e fatores ambientais e socioeconómicos, monitoramento e vigilância de doenças infeciosas, entre inúmeras outras utilizações.

Quase a totalidade das aplicações de SIG ocorrem num contexto de ambiente externo, como bairros, cidades, regiões ou países. São raros os estudos utilizando SIG para georreferenciar e analisar eventos no ambiente interno de estruturas físicas. Alguns edifícios com infraestruturas complexas, como hospitais ou fábricas, são territórios com elevada circulação diária de pessoas, equivalente a pequenas cidades e, por tal, perfeitamente adequados para o emprego das técnicas de SIG. (...)

Por Hugo Teixeira, MEDCIDS – Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde, CINTESIS - Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, Universidade do Porto, Portugal; Pedro Norton, Departamento de Saúde Ocupacional, Centro Hospitalar Universitário de São João e EPIUnit – Instituto de Saúde Pública, Universidade do Porto; e Maria de Fátima de Pina, i3S-Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, Universidade do Porto, Porto, Portugal e ICIC/FIOCRUZ, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde/ Fundação Oswaldo Cruz, Rio De Janeiro

Artigo completo na TecnoHospital nº114, nov/dez 2022