79% dos hospitais no primeiro nível de Excelência Clínica

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) publicou os resultados da primeira avaliação SINAS de 2019 relativa à Excelência Clínica e Segurança do Doente.

No que à Excelência Clínica diz respeito, os dados reportam-se a episódios de internamento com alta entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2017.

Das 158 unidades que atualmente compõem o universo SINAS@Hospitais, 122 obtiveram classificação na dimensão da Excelência Clínica, e 96, o que corresponde a 79 por cento, obtiveram a estrela que assinala o primeiro nível de avaliação. Ainda assim, importa realçar que houve um aumento relevante do número de prestadores que não enviaram dados, facto que a ERS atribui à mudança do sistema de codificação clínica e às consequentes alterações nos sistemas de informação das unidades de saúde participantes, que se traduziram em alterações significativas no paradigma da recolha de dados.

Os dados permitiram observar uma melhoria de alguns indicadores associados a diferentes áreas cirúrgicas, nomeadamente nos relacionados com a administração da antibioterapia profilática dentro do período preconizado.

Segurança do Doente

A informação relativa a Segurança do Doente - Procedimentos de Segurança, Adequação e Conforto das Instalações, Focalização no Utente e Satisfação do Utente foi recolhida e remetida pelos prestadores à ERS através de check-list entre agosto e dezembro de 2018.

Na vertente de procedimentos de segurança, 61 por cento das unidades de saúde obtiveram a estrela correspondente ao primeiro nível de avaliação, cumprindo todos os parâmetros de qualidade. No que respeita à Adequação e Conforto das Instalações, 68 por cento dos prestadores obtiveram estrela. No capítulo da Focalização do Utente, foram 73 por cento os prestadores a cumprir com os parâmetros de qualidade exigidos.  Foi na Satisfação do Utente que se registaram os melhores resultados, com 81 por cento dos prestadores a obter estrela.

Só os prestadores que obtêm estrela podem aceder ao segundo nível de avaliação do SINAS, que permite calcular um rating individual, com diferentes níveis de classificação. O SINAS não é um ranking, pelo que os hospitais não surgem listados por ordem decrescente de desempenho. A informação em que se baseia o rating é da inteira responsabilidade dos prestadores.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.