Serviço de medicina interna do CHVNGE foi distinguido

• 03 março 2022, quinta-feira

O serviço de medicina interna do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNGE) foi distinguido, no passado mês de janeiro, enquanto Centro de Excelência para a Hipertensão, pela Sociedade Europeia de Hipertensão, tornando-se o quarto a nível nacional.

O coordenador da unidade de hipertensão arterial e risco cardiometabólico do CHVNGE, Vitor Paixão Dias, apontou “o reconhecimento internacional e interpares, bem como o envolvimento em projetos de cariz científico envolvendo os diversos Centros de Excelência dispersos pelo mundo” como algumas das mais-valias da distinção recebida, o que “irá permitir a troca de conhecimento médico de excelência para o tratamento da hipertensão arterial (HTA)”.

Neste centro, de acordo com dados de 2019, tendo em conta os anos atípicos de 2020 e 2021 por causa da pandemia, eram seguidos 719 utentes. Destes resultaram um total 1.410 consultas, das quais 166 primeiras consultas (12 por cento). São ainda realizados, em média, cerca de 200 monitorizações ambulatórias de pressão arterial de 24 horas.

A consulta de HTA tem a possibilidade de realizar a avaliação não invasiva da rigidez arterial e da pressão aórtica central, importantes parâmetros para avaliar a verdadeira repercussão da pressão arterial nos chamados órgãos alvo (cérebro, coração, rim, circulação arterial periférica e retina).

Vitor Paixão Dias recordou que “a HTA constitui o principal fator de risco de morbi-mortalidade vascular, sendo esta a principal causa de morte em Portugal e em todos os países desenvolvidos”.